Você sabe quais são as causas da morte de muitos peixes em determinadas épocas do ano? Já ouviu falar do processo de eutrofização?
Com a urbanização, vemos que há um aumento dos impactos ambientais nos ecossistemas aquáticos. Isso ocorre por que a cidade cresce de forma desordenada e não há investimento do poder público. Devido a essa grande concentração de pessoas, são lançados esgotos domésticos na água, detergentes, fertilizantes ou adubos chegam a ela, o excesso de minerais provoca a proliferação das algas microcópias que vivem próxima a superfície.
Com isso, forma-se uma camada de águas que impede a penetração de luz na água e a realização de fotossíntese nas camadas mais profundas. As algas abaixo da superfície morrem e favorece o aumento das bactérias decompositoras, que passam a consumir muito o oxigênio para a decomposição. Com isso começa a faltar oxigênio na água, e os peixes e outros organismos aeróbios morrem. Com a falta de oxigênio, a decomposição da matéria orgânica, antes aeróbica, passa a ser anaeróbica, o que leva a produção de gás sulfídrico. (H2SO4)
Esse processo, pelo qual um ecossistema aquático adquire altas taxas de nutrientes é chamado de eutrofização. Pode ser causado pela atividade humana(eutrofização cultural) ou ser natural(eutrofização natural) que ocorre lentamente.
Uma dos métodos para diminuir esses impactos seria evitar poluir. Mesmo que o avanço tecnológico tem crescido ao longo do tempo, é um procedimento caro e bastante demorado. Por isso, é necessário a realização de fiscalização em indústrias, construir biodigestores, aparelhos que compõe a matéria orgânica do esgoto e do lixo, produzindo gás metano, que pode ser aproveitado como combustível. E também o resíduo orgânico que pode ser aproveitado como adubo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário