quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Sol Forte pode causar Queimaduras! Entenda....




Final de ano, Natal,Ano Novo, Sol e Praia. Uma ótima combinação para se divertir com a família, relaxar e começar o ano com a energia renovada. Mas se não tiver cuidado, essa combinação poderá trazer consequências e poderá se tornar uma dor de cabeça logo no início do ano.

Portanto, vamos mostrar aqui as consequências e os cuidados que devemos ter. O sol é importante para a manutenção da vida na terra. Necessitamos de vitamina D, e essa vitamina encontramos no sol,pois, tem muitos alimentos que não possui, e essa vitamina que nos ajuda a ter ossos e dentes em bom estado, e prevenindo o raquitismo.

Qual o horário mais apropriado para tomar banho de sol? 

Especialistas indicam que os períodos ideais para ficar expostos ao sol é: antes das 10:00 horas e depois das 16:00 horas. Mesmo nesses períodos é indispensável a utilização do protetor solar para evitar queimaduras.
Recomenda-se usar sempre protetor solar, pois mesmo o dia estando nublado, há incidência de raios solares(como a  lâmpada da sua residência,um dia nublado e até mesmo a luz que sai do seu computador,notebook, etc.) sobre a pele causando o envelhecimento precoce, caso não utilize o protetor.

Quando ficamos expostos a luz solar, nos horários em que são fortes, poderá causar vermelhidão,ardência, queimaduras de Primeiro e Segundo Grau. 
As de Primeiro Grau são mais leves e a pessoa consegue suportar. Só queimam a primeira camada da pele, a epiderme ( Veja a Figura abaixo). É caracterizado por apresentar vermelhidão na região afetada, podendo ser utilizado analgésicos para o seu tratamento

As queimaduras de Segundo Grau, são mais dolorosas, pois atinge  a segunda camada da pele, a Derme. Quando ocorre queimaduras de Segundo grau, aparece na pele bolhas, e dores intensa. Não é recomendado estourar as bolhas! Nesses casos, a região afetada deverá ser lavada com água e sabão e manter as bolhas, e procura um médio o mais rápido possível.

Já as de Terceiro Grau,  ocorre em casos mais específicos como acidentes térmicos,Químicos e Elétricos. A pele fica branca e o acidentado não sente dor alguma, sendo necessário o tratamento Cirúrgico. 



Recomenda-se: Usar óculos escuros,chapéus,bonés, protetor solar e evitar ficar exposto ao sol fora do horário recomendado e sempre tomar líquidos para hidratação.

Enfermagem EAD- Urgência e Emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário